Manaus (AM) – A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, na quarta-feira (24), dois projetos leis de autoria do deputado Dan Câmara, que tornam a saudação “A Paz do Senhor Jesus” e o brado “Selva” patrimônios imateriais do Amazonas, foram aprovados nesta quarta-feira (24). Agora, os textos seguem para sanção do governador Wilson Lima.
O deputado é coronel da Polícia Militar e membro da Assembleia de Deus, comandada pela família dele.
Sobre a saudação religiosa, o parlamentar usa como justificativa o número de brasileiros pertencentes à comunidade evangélica.
Na justificativa do PL nº 086/2023, o parlamentar alega que “um dos costumes mais conhecidos dos evangélicos é o de se cumprimentar de uma maneira peculiar com a expressão ‘A Paz do Senhor Jesus’” e, por isso, quis transformar a expressão em patrimônio cultural imaterial.
Já a saudação “Selva!”, Dan Câmara escreveu em seu projeto
O grito “Selva” é marca dos militares do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), batalhão do Exército no Amazonas. Dan usou exatamente esse questionamento que trata-se de uma linguagem criada no Amazonas.
Conforme o projeto, o criador do tratamento foi o coronel Jorge Teixeira, militar do Exército e primeiro comandante do Cigs.