Manaus (AM) – A forte chuva que atingiu a capital amazonense, nesta quinta-feira (1), causou alagações, deslizamentos, desabamentos e destelhamentos, conforme a Defesa Civil.
Conforme a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), até o início da tarde desta quinta, foram formalizadas sete ocorrências de alagação, duas de deslizamento, uma de desabamento, uma de risco de deslizamento e uma de destelhamento.
Vídeo da avenida das Torres
As de alagação ocorreram nas zona Norte, Oeste e Centro-Oeste de Manaus. As ocorrências de deslizamento aconteceram nas zonas Sul e Leste da capital.
A única ocorrência de desabamento foi registrada em uma residência localizada na zona Norte. A ocorrência de risco de deslizamento ocorreu na zona Centro-Sul. O destelhamento aconteceu na zona Sul da cidade.
A zona Norte foi a área mais afetada, concentrando seis das ocorrências registradas pela Central 199. Um trecho da avenida das Torres foi invadida por uma enxurrada de lama de um barranco que deslizou.
De acordo com o relatório de pluviometria divulgado pela Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento (GEA), da Sepdec, a média de chuva naquela área da cidade foi de 22,8 milímetros. Já na zona Sul, o registro foi de 34 milímetros. Na zona Leste, 32,8 milímetros e na zona Centro-sul, 22,8 milímetros.