Manaus (AM) – A primeira edição do Festival Literário do Centro (Flic), marcado para começar nesta quinta-feira (20), véspera de feriado, e promovido pelo Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), contará com uma vasta programação gratuita que inclui atividades educativas com escolas, sarau literário, contação de histórias e mesas-redondas com nomes expressivos da literatura, como o escritor e poeta Ailton Krenak.
A primeira mesa-redonda da programação será na quinta-feira (21), às 19h, na Biblioteca Pública do Amazonas, localizada na Rua Barroso, 57, bairro Centro. Com o tema ‘Escritas da Oralidade: A Urgência do Registro’, o debate contará com as participações do escritor Jaime Diákara, indígena do povo Dessana do grupo Wari Diputiro Porã, e da liderança Maria Alice Karapãna. A mediação ficará sob o comando de Sandra Godinho.
No sábado (22), o Casarão de Ideias, Rua Barroso, 279, bairro Centro recebe a mesa-redonda ‘Escrita Feminina no Amazonas’, das 15h às 17h. Sob mediação de Jaína Gordiano, Letícia Cardoso, Myriam Scotti e Rita Alencar abordam a figura feminina dentro do universo literário produzido no Estado.
E no domingo (23), a Rua Barroso será palco de três mesas-redondas: ‘Escritas das Negritudes Brasileiras’, das 17h às 18h, com Luciany Aparecida e Patrícia Melo, e mediação de Adriana Aguiar; ‘Escritas Periféricas’, das 18h30 às 19h30, com Geovani Martins e Dayrel Teixeira, do Funkeiros Cult; e ‘Futuro Ancestral’, das 20h às 21h, com Ailton Krenak, João Paulo e Vanda Witoto, e mediação de Thiago Roney.
Temática
De acordo com João Fernandes, diretor do Centro Cultural Casarão de Ideias e idealizador do Flic, a proposta dessa primeira edição é priorizar novos nomes da literatura local e também trazer para a roda de debates escritores e obras que ampliem o diálogo com o público feminino, negro, periférico e indígena.
“Por isso fomos buscar pessoas com um trabalho significativo dentro dessa diversidade. Pois assim, estamos potencializando, dentro da contemporaneidade, a diversidade e as necessidades dessas leituras para uma compreensão dos desafios de avançarmos e ampliarmos os espaços para esses momentos ímpares”, comenta ele.
O Festival Literário do Centro é uma realização do Centro Cultural Casarão de Ideias, com parceria do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), e apoio da Bemol, Valendo – Economia Criativa da Amazônia, Caxiri, Boutique Hotel Casa Teatro, Peixaria do Leite, Casa da Pamonha, Xuate e Companhia da Cultura.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Dia: 20 de abril, das 9h às 11h e das 14h às 16h
Atividades educativas com escolas
Local: Biblioteca Pública do Amazonas
Dia 20 de abril, a partir das 17h30
Sarau literário ‘Palavra de Mulher’ com ‘Palavras Sobre a Mesa’
Local: Casa da Pamonha
Dia 21 de abril, a partir das 18h30
Abertura oficial do Festival Literário do Centro com a mesa redonda ‘Escritas da Oralidade: A Urgência do Registro’, com Jaime Diákara e Maria Alice Karapãna, e mediação de Sandra Godinho
Local: Biblioteca Estadual do Amazonas
Dia 22, das 9h às 11h
‘Conversa com Escritora’, com Leila Plácido
Local: Biblioteca Pública do Amazonas
Dia 22, das 9h às 11h
Feira de Sebos
Local: Praça Heliodoro Balbi
Dia 22, das 9h às 11h
Recital de Poesia no Coreto
Local: Praça Heliodoro Balbi
Dia 22, das 15h às 17h
Oficina ‘Palavras Fantásticas’
Local: Biblioteca Pública do Amazonas
Dia 22, das 15h às 17h
‘Escrita Feminina no Amazonas’
Local: Casarão de Ideias
Dia 22, a partir das 19h
Homenagem ao criador da Banca do Largo, Joaquim Melo
Local: Largo São Sebastião
Dia 23, das 9h às 13h
Troca de Livros
Local: Biblioteca Pública do Amazonas
Dia 23, das 9h às 10h
Contação de história
Local: Biblioteca Pública do Amazonas
Dia 23, das 11h às 12h
Conversa Sobre HQ e Produção de Quadrinhos no Amazonas
Local: Biblioteca Pública do Amazonas
Dia 23, das 16h às 22h
Evento na Rua Barroso com mesas redondas, feira de livros, lançamentos de livros e música
Local: Rua Barroso
*Com informações da assessoria