Manaus (AM) – Um tiroteio interrompeu o Campeonato Norte e Nordeste Gi e Nogi de Jiu-Jitsu 2023, no fim da tarde deste sábado (27), na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus.
Um homem identificado como Matheus Rogerio Machado de Castro, 25 anos, foi morto. Ele estava participando do campeonato.
O barulho dos tiros deixou os outros atletas e os demais presentes no local apavorados. Vídeos mostram o desespero dentro da arena.
O assassino, conforme informações, chegou ao local, atirou em Matheus e fugiu. O atleta ainda foi socorrido, mas não resistiu.
Mas quem é Matheus?
Matheus Rogerio Machado de Castro, conforme a polícia, era envolvido com o tráfico de drogas na área central da cidade.
Ele havia sido preso, em 2019, suspeito de assassinar Fernanda Caroline Chaves Pinho, 25 anos, a ‘Barbie do Tráfico’, morta com quatro tiros, no dia 24 setembro. Matheus foi preso no dia seguinte do crime e teria assumido a autoria.
Na época, a Polícia Civil do Amazonas informou que o motivo do assassinato seria a disputa territorial do tráfico de drogas no Centro da capital amazonense.
Fernanda, de acordo com a polícia, teria deixado a facção criminosa Família do Norte (FDN) e estava fazendo parte do Comando Vermelho (CV). Com a troca, ela estaria entregando os membros da FDN para a facção rival.
Por conta disso, a FDN teria ordenado a execução. A morte de Matheus pode ter ligação com o assassinato de Barbie, mas, devido ao envolvimento dele com o tráfico, a polícia investiga outras possíveis motivações, como a guerra entre facções criminosas.