Nesta quarta-feira (19), o deputado estadual Rozenha (PMB) afirmou que a assinatura do edital para o início do processo de dragagem dos rios Madeira e Amazonas é o primeiro passo para providências mais efetivas contra o isolamento da população do interior do estado.
Além da dragagem de trechos dos rios, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) também inicia o processo de escolha da empresa que será responsável pela recuperação de trechos da BR-319. A licitação vai providenciar a troca de cerca de 40 pontes de madeira por pontes de concreto. Isso inclui as obras para a reconstrução das pontes sobre os rios Autaz Mirim e Curuçá, na BR-319, que estão paralisadas desde 2022. “O Ministério dos Transportes entendeu a importância estratégica da integração social, política e, acima de tudo, ambiental da rodovia 319. Acredito que a obra – de dois bilhões de reais – será incluída no PAC de 2024. Assim teremos a redenção logística desse povo tão sofrido que é o povo do Amazonas”, disse o deputado.
Rozenha reforça a importância dessas obras para impedir o bloqueio de toda uma logística de infraestrutura em localidades que ficaram completamente isoladas devido à forte estiagem do ano passado. “O Rio Amazonas, na data de ontem, reduziu seu nível em quase 60cm. Caminhamos para a maior seca de todos os tempos. E, no rastro dessa seca está a fome, a falta d’água, a carestia dos insumos e alimentos no interior, o sofrimento ainda maior do povo do Amazonas mais profundo”, alerta.