Um jovem viralizou no Twitter, na tarde de domingo (14), ao publicar um vídeo em que aborda o senador Sergio Moro (União – PR) e o chama de ‘ladrão’. Em resposta, o ex-juiz federal dá um “tapinha” na nuca de Enrico Minakawa de Mattos, autor da publicação, e sai andando.
“Estamos aqui com o nosso senador Sergio Moro, do Paraná, e eu gostaria de perguntar ao senhor como é ter sido declarado um juiz ladrão pelo Supremo Tribunal Federal (STF)”, questiona o jovem que, segundo seu perfil na rede, é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Na sequência, o senador dá os “tapinhas” na nuca de Eurico, que pede: “não toca em mim, senhor, por favor”.
No vídeo, o jovem refere-se a uma decisão do STF de 2021 que anulou o julgamento de Moro no caso do triplex do Guarujá, envolvendo o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A Corte, porém, não declarou o juiz como “ladrão”.
A decisão reconheceu a suspeição do ex-juiz no caso, atribuindo parcialidade na atuação de Moro ao julgar o, na época, ex-presidente Lula. A defesa do atual chefe do Executivo teve como base os arquivos obtidos pela Operação Spoofing em ação contra hackers, que revelaram a troca de mensagens entre Moro e os procuradores da Operação Lava-Jato.
*Com informações do O Globo