Manaus (AM) – O prefeito de Borba, Simão Peixoto, foi preso, nesta terça-feira (23), durante a operação “Garrote” do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Além dele, outras 10 pessoas são alvos da ação do Ministério Público do Amazonas (MPAM).
A ação, conforme o Ministério Público, tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos no município de Borba, dando cumprimento a 11 mandados de prisão preventiva, 28 mandados de busca domiciliar, 28 mandados de busca pessoal e 28 mandados de busca veicular, totalizando 95 medidas cautelares.
“A operação atinge autoridades municipais, familiares, empresários e agentes públicos envolvidos em crimes contra a administração pública, fraudes em crimes licitatórios e lavagem de dinheiro”, diz um trecho da nota do MP.
O MPAM busca o ressarcimento aos cofres públicos e o afastamento dos agentes públicos investigados de suas funções.
Longa ficha de escândalos
Em março deste ano, a pedido também do Gaeco, Simão passou alguns dias preso e teve o mandato suspenso por por ordem do desembargador Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). Ele foi acusado de violência política contra a vereadora, Tatiana Franco.
Entretanto, a prisão e o afastamento foram revertidos pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribuna Federal (STF).
No ano passado, Simão foi investigado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por descumprir limite de gasto com pessoal ao longo dos exercícios 2019, 2020 e 2021.
Ele também responde a um processo por agressão contra o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, durante a campanha de 2022.
Além disso, o preito também ficou conhecido por organizar uma luta de MMA no município contra o ex-vereador de oposição Erineu Alves da Silva, conhecido como Mirico, em 2021. Na época, o Ministério Público instaurou um inquérito civil para apurar eventual ato de improbidade administrativa e de infração político-administrativa supostamente praticados por Simão Peixoto