A Câmara de Rio Preto da Eva virou palco de uma grande confusão, na última terça-feira (9). O prefeito da cidade, Anderson Sousa (União Brasil), partiu para cima do advogado Marcos Faria.
O advogado estava na Casa Legislativa como representante dos Guardas Civis Municipais, para participar de uma reunião com o prefeito sobre um plano de correções e ajustes nos quadros funcionais, bem como tratar da correção salarial e de benefícios.
Vídeos, que circulam nas redes sociais, mostram uma confusão. “Eu não chamei nenhum advogado aqui”, diz aos gritos Anderson. Em outro trecho da gravação ele chega a empurrar Marcos, mas é contido por membros da Guarda Municipal.
Em nota, o advogado disse que registrou um Boletim de Ocorrência contra Anderson.
Veja o vídeo
OAB-AM repudia agressão
A A A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) repudiou a agressão sofrida pelo advogado e informou que o caso já está sendo acompanhado pelo sistema de prerrogativas da OAB-AM, que tomará as medidas cabíveis para garantir a proteção dos direitos do Marcos e a responsabilização dos envolvidos na agressão.
“Reiteramos que a advocacia é uma profissão permanente à administração da Justiça e que o advogado exerce papel fundamental na defesa dos direitos e interesses de seus clientes. Por isso, a agressão contra um advogado representa não apenas uma frente à pessoa do profissional, mas também à própria advocacia e à sociedade como um todo.
Prefeito se manifestou
O prefeito Anderson também se pronunciou e disse, em nota, que o episódio ocorrido na Câmara Municipal vem sendo disseminado nas redes sociais de forma inadequada, cheia de informações distorcidas.
Confira a nota
“No dia de ontem, o Chefe do Executivo Municipal, esteve no auditório da Câmara, que havia solicitado para uma Reunião Administrativa com todos os funcionários da Guarda Civil Municipal – GCM, para apresentar um plano de correções e ajustes nos quadros funcionais, bem como tratar da correção salarial, e de benefícios, o que foi devidamente tratado. Isso se deu em razão de se ter identificado irregularidades no pagamento de adicional noturno e periculosidade, e até horas extras a profissionais que não estão exercendo a função, e por isso tais benefícios foram suspensos para que se apurasse tais irregularidades. Além de apresentar seu trabalho e projeto de melhoria para a GCM.
Na chegada à Câmara, o Prefeito se deparou com uma cena desagradável, onde o Secretário de Segurança estava tentando informar educadamente a alguns agitadores, movidos e incentivados por movimentos politiqueiros do município, e que estavam tumultuando o ambiente, momento em que teve que exercer sua autoridade de Prefeito, para solicitar a retirada de pessoas que não tinham qualquer relação com a GCM, e exigir o devido respeito.
Na hora do lamentável tumulto, causado por pessoas alheias a GCM por querer permanecer na reunião a força, o Advogado que supostamente teria sido convidado por um ou dois guardas sem legitimidade para tal, colocou-se diante do Prefeito, de maneira a ameaçar sua integridade, lhe afrontando e desrespeitando, causando o lamentável tumulto, ao ser afrontado de forma acintosa e ameaçadora por esse advogado, o Prefeito imediatamente o afastou usando as mãos, para se defender do avanço ameaçador dessa pessoa, e conseguir realizar a reunião com a GCM.
Informamos ainda, que a Reunião foi convocada pelo Prefeito Anderson Souza, como Chefe do Executivo Municipal. Nenhuma solicitação da suposta comissão a que o causídico dizia representar, foi deferida, isso em razão de não ter qualquer tipo de representação ou legitimidade para representar a Classe.
Em reunião com a CGM, o Prefeito Anderson Souza, apresentou melhorias à guarda municipal, com a determinação para concessão de promoção e progressão, além de correção salarial. Também ficou determinado pelo Chefe do Executivo, que seria criada uma Comissão, eleita em assembléia geral, para tratar de possíveis distorções em folha de pagamento, e do pagamento indevido de benefícios a profissionais que não estão em efetivo exercício como guarda civil municipal. A Comissão será formada por Guardas Municipais, Integrantes do Poder Executivo, e da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, conforme tudo que foi tratado nessa Reunião.
O Prefeito Anderson Sousa, ressaltou sua incansável atuação como Gestor Público, para não permitir atrasos nos pagamentos dos funcionários, mantendo sempre a folha em dia desde o dia em que assumiu a prefeitura em seu primeiro mandato, somando-se mais de 06 (seis) anos à frente do executivo municipal, sem nunca atrasar a folha de pagamento. E assim continuará enquanto for o Prefeito do Município.
Qualquer informação em sentido contrário, é mero jogo politiqueiro, de pessoas que não tiveram competência para vencer as eleições, e tentam tumultuar os trabalhos da Prefeitura, usado de pessoas que não tem qualquer compromisso com o município, ou com os servidores públicos”.