Iranduba (AM) – Ao que tudo indica Iranduba terá uma disputa eleitoral acirrada em 2024, pelo menos é o que aponta a pesquisa da Perspectiva Opinião e Mercado, divulgada na quinta-feira (6).
O lavamento mostra Alain Cruz na frente do atual prefeito do município, Augusto Ferraz, mas a diferença entre eles é muito pequena, pela margem de erro, estão tecnicamente empatados.
A estimulada, quando é apresentado nomes dos possíveis candidatos, Alain aparece com 31,8%, enquanto Augusto Ferraz aparece com 28,0%.
Entretanto, Alain sai com uma vantagem em relação a Ferraz, pois ele também aparece como a segunda opção de 11,5% dos eleitores ouvidos, enquanto Ferraz aparece com 5,4%.
Também aparecem na lista, logo atrás de Ferraz, o ex-prefeito do município, José Maria Muniz, com 14,9% das intenções de voto, seguido de Marco Lopes 4,1%, Anderson Belfort 2,0% e Neto Black 0,6%.
Mais um ponto negativo do atual prefeito é o fato dele ter obtido a maior rejeição nos nomes citados para a disputa. Já os que aprovam a gestão de Ferraz é de 46% e a desaprovação soma 45,1%.
A pesquisa foi realizada no dia 5 de julho do ano corrente. A margem de erro é de 5,7%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,0%. Isso significa que se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem de erro prevista.
Augusto Ferraz venceu Alain, em 2020, com 11.732 dos votos. Depois de eleito, Ferraz e o vice Robson Adriel enfrentaram um processo de cassação impetrado por Alain.
Ferraz e Adriel foram acusados de distribuir cestas básicas e pavimentar ruas do município, além de utilizar um grupo em aplicativo de mensagens como forma de se beneficiar, coordenando ações, em 2020.
Eles chegaram a ser cassados no dia 12 de março de 2022, mas voltaram ao comando do município, após dois dias.
Entretanto, recorreram da decisão e, em agosto do mesmo ano, tiveram um parecer favorável do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) que derrubou de vez a cassação.