Manaus (AM) – Mães denunciam a superlotação e a demora no atendimento no Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Oeste, localizado na avenida Brasil, no bairro Compensa. Uma mãe gravou um vídeo mostrando a situação na unidade na terça-feira (16).
Segundo ela, pessoas conhecidas de funcionários do hospital eram atendidas primeiro, mesmo chegando depois dos outros que já estavam lá há várias horas.
Conforme a denúncia, já era de noite e uma mãe que estava com um bebê chorando de dor havia chegado na unidade às 13h, mas ainda não havia sido atendida. Preocupadas com a criança, as outras mães falaram para ela passar na frente, mas a médica não a atendeu e a mandou esperar a vez dela na fila.
Confira o vídeo
“Outra situação foi de uma mãe que chegou com o filho desmaiado no braço e foi direito para a triagem, pois era urgência, mas a equipe a mandou de volta para a recepção, sendo que o bebê estava desfalecendo nos braços dela”, relatou.
Desesperada por atendimento para o filho, conforme a denunciante, uma mãe chegou a quebrar o vidro da porta da unidade. Os seguranças e a polícia foram acionados, mas a mulher não foi levada, pois os outros pacientes se uniram e impediram.
A reclamação de superlotação nas unidades de saúde de atendimento infantil vem sendo frequentes na capital amazonense nos últimos dias. A mesma coisa acontece no Hospital e Pronto-Socorro da Criança Joãozinho, Zona Leste.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e aguarda resposta.
Veja mais vídeo