Manaus (AM) – Os vereadores Raiff Matos (DC) e William Alemão (Cidadania) denunciaram, nesta semana, no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a ausência de classificação de faixa etária para a apresentação da MC Pipokinha, em Manaus. O show está marcado para o dia 30 de junho, no Espaço Via Torres, e nos flyers de divulgação não consta restrição de idade para o evento.
Por conta disso, Raiff Matos afirmou que vai acionar os órgãos de fiscalização e de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes para evitar que pessoas com idade abaixo de 18 anos possam assistir ao evento.
“O show dessa cantora tem conteúdo inadequado para crianças e adolescentes. Com a presença inclusive de sexo explícito em muitas apresentações o que ultrapassa qualquer limite aceitável para menores de 18 anos”, afirmou.
O vereador solicitou à técnica da CMM a exposição de um vídeo de uma apresentação da cantora com a imagem embaçada, mas o presidente da CMM, Caio André, solicitou a retirada do vídeo, por considerar ofensiva a transmissão nos canais da Casa. “Coloquei o vídeo exatamente para alertar os meus pares do que acontece nesse show. É totalmente inapropriado”, acrescentou o vereador.
O vereador Raiff Matos lembrou que os shows da cantora estão sendo cancelados em diversas capitais e, em outras, a fiscalização tem sido rigorosa para evitar a exposição de crianças e adolescentes ao seu conteúdo.
“Vou acionar os órgãos competentes e a 20ª Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso para que a fiscalização seja rigorosa através de uma grande operação para evitar irregularidades em Manaus”, acrescentou o vereador.
Para o vereador Alemão, é fundamental cumprir a lei em vigor e garantir que as exigências sejam cumpridas para a realização do evento que quando realizado dentro da legalidade não gera problemas, mas que é necessário que as licenças pra realização do evento sejam cobradas pra que aconteça, com a importância da divulgação da proibição de menores de idade.
“A segurança e o bem-estar dos participantes devem ser prioridades em qualquer evento. É preciso que as autoridades competentes estejam atentas e fiscalizem rigorosamente a realização do show da Mc Pipokinha, e de qualquer outro evento, verificando se todas as medidas estão sendo tomadas para proteger os menores de idade”, afirmou o vereador Alemão.
*Com informações da assessoria