O curso acontece nos dias 20 e 21 de setembro no auditório do Pós-Graduação em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (PPG-BADPI) do Inpa
Nos rios da Amazônia é muito comum ver flutuantes, com ações turísticas, interagirem com os botos- vermelhos (Inia geoffrensis) para os turistas apreciarem a beleza desse animal endêmico da Amazônia. Como parte da regulamentação dessa atividade, que é uma das atrações mais procuradas, a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/Mctic) e a Fundação Vitória Amazônica (FVA) está promovendo o II Curso de Boas Práticas para Interação entre Boto-Vermelho e Turistas.
O curso, que ocorrerá nos dias 20 e 21 de setembro no auditório do Pós-Graduação em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (PPG-BADPI) no Inpa, vai capacitar os proprietários e funcionários de flutuantes que realizam essa atividade de turismo de interação com boto-vermelho, que é uma espécie classificada em ‘perigo de extinção’ pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
A capacitação do turismo de interação com boto-vermelho é um cumprimento da Resolução/Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEMAAM) Nº. 28, de 22 de janeiro de 2018.
“Essa resolução trata sobre as diretrizes e procedimentos a serem observados no ordenamento e desenvolvimento de atividades de interação de baixo impacto que envolvam seres humanos e botos-vermelhos”, explica a pesquisadora do Inpa e coordenadora do curso, Vera da Silva.
De acordo com Silva, que pesquisa cumprir a resolução, é de extrema importância para saúde e segurança dos botos e dos turistas que optam pela atividade.
O curso abordará desde aspectos da biologia, ecologia e comportamento do boto-vermelho, legislação ambiental, além de noções de segurança para o turismo. A carga horária total do curso é de 10 horas.
Serviço
O que: II Curso de Boas Práticas para Interação entre Boto-Vermelho e Turistas
Quando: 20/09 de 9h – 12h e 14h – 17h; 21/09 de 9h – 12h
Onde: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Água Doce e Pesca
Interior (PPG-BADPI), campus 2 do INPA.
Carga horária total: 10 horas
***Com informações da assessoria.
Foto: Ampa